APRESENTAÇÃO

A artista multimídia Andrea May (www.andreamay.com.br) vem desenvolvendo experimentos com suportes variados para obras cujo tema são as conchas do mar e toda a riqueza da plasticidade orgânica que este elemento da natureza nos revela. São infogravuras impressas em fine art, livro-objeto, graffiti, projeções, videoarte e live sonoro. O interesse pela forma surgiu em 2014 quando, ao acaso, a artista encontrou antigos desenhos de observação realizados durante o curso de Artes Plásticas na UFBA. Deles vieram a idéia de aprimoramento das impressões mentais sobre este simbolismo para compor novas materializações através de processos híbridos entre técnicas digitais e analógicas.

HORAGAI FLUTUA originalmente é um video resultante das pesquisas de Andrea May em colaboração com o músico/produtor Juninho Costa Junix (www.junix11.com) durante residência artística realizada em outubro de 2016 pelo Grupo ECOARTE em parceria com Travessias Oceânicas, que proporcionaram um dia no mar no veleiro Pangeia. O projeto chamou-se “Velejar: Arte e Experiência no Mar” e teve como tema os usos e apropriações dos recursos naturais da zona costeira e marítima, desde as atividades pesqueiras, portuárias, usos culturais/históricos e de paisagem.

Nesta ação, a peça em acetato representando a concha do mar em forma de Horagai (instrumento de sopro com origem japonesa muito utilizado para fins religiosos) e medindo aproximadamente 1,20m de comprimento, foi levada para imersão com registros dos efeitos causados pelo movimento das águas, reflexos da luz solar, ventos e outras circunstâncias. O ambiente do veleiro (rádio-frequência, vozes da tripulação, motor, velas) além de elementos naturais como vento, barulhos do mar e também uma kalimba foram captados e deram origem à trilha sonora produzida por Junix.

Postagens mais visitadas deste blog